Olá... Seja bem-vindo!!! A Paz de Jesus

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Santa Cecília, Padroeira da música e dos músicos

Cantar a alegria e a beleza! Cantar a dor e os acordes da natureza! Há quem canta e encanta! Há quem canta o louvor que brota do amor! Há quem canta a emoção embebida na canção, que liberta o coração! Há quem se emociona no seu cantar, porque sua voz desperta e aperta os laços que levam a caminhar! Há quem canta rezando e convoca, caminhando para o brilho da alma, que acalma, na trilha da luz que encontra Jesus!

Santa Cecília, padroeira da música
É com essas rimas e um resumo biográfico de Santa Cecília, que homenageamos no dia da música, de uma maneira especial, todos aqueles que com suas vozes e instrumentos musicais, divinizam e harmonizam os nossos encontros e as nossas Celebrações, levando o nosso povo a sentir de uma maneira prazerosa e bela o "Encontro de Deus com o seu povo."
Nossa homenagem se estende a todos, cantores e tocadores, desde as mais imponentes Basílicas e Catedrais às mais simples capelas e choupanas, onde os acordes da dor e do louvor chegam até o Senhor. Parabéns! Com a proteção e bênçãos da nossa Padroeira Santa Cecília.
No dia 22 de novembro, a Igreja celebra a Festa de Santa Cecília, uma das Santas mais veneradas durante a Idade Média e que possui o maior número de igrejas dedicadas a seu nome em Roma, Itália. Os pintores e artistas da Renascença já traziam em suas telas Santa Cecília tocando órgão ou lira.
Contam a tradição e escritores da Igreja antiga que Cecília pertencia à antiga nobreza romana e que, além de possuir uma grande beleza, era entendida em Letras, e se consagrou a Cristo pelo voto de castidade. Prometida por seu pai em casamento a um jovem romano, Valeriano, de família nobre, revelou a ele no momento das núpcias que possuía um voto de virgindade, ao que ele disse que acreditaria só se visse um anjo entre eles. E a tradição nos conta que ele conseguiu ver. Isto o levou a conversão e ao Batismo. Após, Cecília o apresenta ao Papa da época, Urbano (ano 225 da era cristã).
Foto de: Divulgação
Coral Palestrina de Apucarana, Pr. e Pequenos Cantores de Apucarana









A imagem de Santa Cecilia tocando órgão se deve, segundo a tradição, que no momento das núpcias, ela ouvia tocar músicas de órgão.
O prefeito de Roma, que era pagão e sabendo que o casal havia se convertido ao Cristianismo, quis obrigá-los a prestarem sacrifício aos deuses. Diante da recusa, foram martirizados, e Santa Cecília, decapitada. Seu corpo foi para as catacumbas de São Calixto, em Roma, e mais tarde para a Basílica dedicada à ela.
Queridos amigos, cantores e tocadores, cantai a vida, cantando a Liturgia e na Liturgia o Canto Novo, no encanto do Senhor que nos abençoa, nos acolhe e nos protege. A nossa homenagem a vocês!
Irmã Custódia Maria Cardosos, CIIC 
Maestrina do Coral Palestrina de Apucarana, Pr. e Pequenos Cantores de Apucarana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário