Olá... Seja bem-vindo!!! A Paz de Jesus

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dia do doador de sangue mobiliza campanhas em todo o Brasil

O dia 25 de novembro é dedicado ao doador de sangue e movimenta hemocentros em todo o país. Desta época até o final das férias escolares, os estoques ficam em baixa por conta das viagens em família, e é quando mais pessoas necessitam de transfusão. Com isso, os profissionais de saúde realizam campanhas para atrair doadores.
No Hemonúcleo de Taubaté, que abastece 31 municípios do Vale do Paraíba Paulista, a meta é coletar sessenta bolsas de sangue por dia, mas na prática o resultado é quase sempre inferior. “Conseguimos, em média, 30 a 40 bolsas nessa época. Por isso, é momento de intensificar as campanhas para que o estoque esteja razoável e possamos atender às emergências”, explica a assistente social Sônia Andrade.
Foto de: divulgação
Equipe do Hemonúcleo de Taubaté  -SP
Nesta segunda-feira (25), a coleta é feita junto aos militares do Cavex – Comando de Aviação do Exército de Taubaté. Na semana passada foi a vez do ‘Desafio Sangue Bom’, promovido pelo Rotary Clube de Aparecida, interior de São Paulo, em parceria com o empresário e vereador Rodrigo Wendling.
Na ocasião, foi realizada uma competição entre torcedores de futebol para eleger a torcida mais solidária. “Conseguimos 57 doações durante as quatro horas de coleta. Esta foi a terceira campanha do ano e, no total, atingimos cerca de 200 bolsas de sangue coletadas em 2013. É muito gratificante ver esta ação acontecendo e tantas pessoas ajudando”, avalia Wendling. 

De acordo com Sônia Andrade, as campanhas dão resultado porque grande parte das pessoas doam sangue apenas uma vez na vida e não retornam mais: “Gostaríamos que homens e mulheres doassem três vezes por ano, respeitando o período de 60 dias de intervalo para homens e 90 dias para mulheres. Seria o ideal”, ressalta. A assistente social afirma que doar sangue é mais que um ato de amor: “A doação é para o próximo, mas pode ser para qualquer um de nós. Ninguém sabe quando vai precisar. É um círculo virtuoso, que precisa tocar as duas pontas: quem doa e quem recebe”.
A auxiliar de cozinha Maria Iraci Galhardo fez sua primeira doação de sangue na semana passada. Moradora de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, ela atendeu ao pedido de uma amiga que estava com o pai internado, precisando de transfusão. “Nunca tinha doado, mas gostei muito de poder ajudar. Não precisei ficar em jejum e foi muito fácil e rápido. Estou feliz porque agora sou uma doadora e pretende continuar doando”, afirma dona Iraci.
Foto de: divulgação
Torcedoras do São Paulo e do Corinthians participam de 'Desafio Sangue Bom' em Aparecida-SP

Confira quais os requisitos básicos para se tornar um doador:
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Para conhecer o Hemocentro mais próximo da sua cidade, acesse o site da Fundação Pró-sangue, do Hemocentro de São Paulo.
Fonte: A12 (Tatiana Bettoni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário